segunda-feira, 2 de abril de 2012

A importância do cerimonial


É engraçado quando as pessoas vem conversar comigo sobre o casamento e me pedem para explicar qual é a minha parte. O que é o cerimonial? Algumas perguntam se eu faço tudo, se tenho o buffet e a decoração. Outras dizem que não precisa de cerimonial pois fazem questão de contratar tudo e planejar sozinha o casamento.

Então acredito que será interessante esclarecermos as principais dúvidas. Primeiro comecemos pelas nomenclaturas:
  • Cerimonial: rigorosa observância de certas formalidades em eventos oficiais, conjunto de formalidades de atos solenes e festas públicas;
  • Protocolo: é a ordem hierárquica que determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares.
ttp://www.mundorp.com.br/cerimonial.htm
  • Cerimonialista: profissional que coordena as atividades relacionadas ao cerimonial, obedecendo o protocolo.
Existem serviços diferentes que podemos oferecer:
Consultoria - tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da ideia do evento, ou seja, ele irá te ajudar a pensar e saber por onde começar, quem contatar e qual a melhor forma de viabilizar suas idéias e concretizar seu sonho. 
Assessoria - responsável pelo planejamento, elaboração e execução dos serviços que envolvem o evento

http://www.amandicaindica.com.br

Quando os noivos contratam uma assessoria, pode optar pela completa ou somente para o dia.

O que seria o cerimonial só para o dia?
É exatamente para os noivos que citei no início que querem planejar e cuidar de todos os detalhes. São os noivos que cuidarão de tudo, mas no dia do casamento precisam de um profissional que supervisione o que foi contratado, que cumpra o protocolo da cerimônia, que receba e atenda bem os convidados. Não é o momento da tia, da mãe ou dos irmãos preocuparem com nada. Principalmente os noivos. O dia do casamento é o dia de viver o sonho, aproveitar cada momento e celebrar com a família e com os amigos.

Mesmo quando os noivos contratam o cerimonial para o dia é da responsalidade do cerimonialista verificar a ordem de entrada das músicas, se estão de acordo com as normas da igreja, conferir contratos, confirmar detalhes com os fornecedores contratados, fazer ensaio e sugerir alterações se achar necessário.

O diferencial da PB - Eventos & Cerimonial é oferecer aos noivos um atendimento personalizado, disponível para responder dúvidas online ou por telefone. Procuro sempre divulgar dicas, promoções e eventos de interesse aos noivos.
Como Relações Públicas entendo a importância de um evento bem planejado, devidamente organizado e orquestrado harmonicamente de maneira que a satisfação seja garantida.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas e se quiser saber mais, deixe sua pergunta, que responderei com carinho. Alguns conceitos busquei em sites que são referência para as Relações Públicas e no ramo de casamentos. Mas esta é apenas uma nota para compartilhar com vocês o meu dia-a-dia.

Bjim da Pri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário